top of page

Um olhar diferente para a cidade de São Paulo

O Projeto

   O projeto "Urbenautas" é realizado pelos alunos da 1ª série do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, há anos. Ele é realizado em três partes principais: Saída das turmas para bairros diferentes de São Paulo; produção de trabalhos artísticos, textuais e históricos, e, de um blog em grupos de 4 pessoas; Divulgação dos produtos finais para as outras salas.

1ªParte: Estudo de Campo

   Na segunda feira, dia 03/10/2016, os alunos da primeira série foram para o bairros sorteados. A 1ªD foi para Santana, bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo. Lá, os alunos desceram na estação de metro Portuguesa-Tietê, entraram na Rodoviária do Tietê, avistaram o rio, caminharam pelas ruas Cruzeiro do Sul e Voluntários da Pátria, passearam pelo Parque da Juventude e visitaram o Museu da Prisão do Carandiru. 

   Pelo caminho, os estudantes fizeram perguntas, tiraram fotos e puderam observar de forma mais atenta e critica os problemas do bairro. 

"Começamos há alguns anos com a segunda série do ensino médio, com o Projeto Órbitas Urbanas que existe até hoje, e era um estudo sobre o centro de São Paulo, a parte mais antiga da cidade, e os bairros centrais. E aí pensamos, um ou dois anos depois, em expandir esse projeto para regiões mais periféricas da cidade, não apenas as regiões centrais. A ideia inicial era fazer na periferia mesmo, mais distante da cidade, mas aí por questões logísticas, e até mesmo de segurança, reduzimos isso para espaços de bairros mais próximos aqui do colégio. E o objetivo desse estudo de meio é conhecer um pouco da cidade de São Paulo. Percebemos que no ensino fundamental nós fazíamos estudo de meio em várias cidades do estado e até mesmo fora dele, e muitas pessoas desconheciam a própria cidade de São Paulo, então a ideia era fazer o aluno conhecer um pouco mais da cidade onde ele vivia, além de perceber que os conteúdos que ele muitas vezes trabalhava em sala de aula eram no cotidiano, e {...} traduzir isso para os conceitos que são trabalhados em sala de aula, para o aluno perceber que o que é visto em sala de aula não é algo que está desconexo da vida dele. Então esse é o principal objetivo, aproximar o aluno da realidade da cidade onde ele vive {...}.”

 

-Professor Alessandro

“Nós começamos esse projeto há quatro anos, o objetivo era fazer um estudo de meio que possibilitasse que nós estudássemos os conceitos que trabalhamos na primeira série. E nós observamos que nada mais complexo do que a cidade de São Paulo. Antigamente estudávamos outros estados {...} E depois começamos a observar que ficar aqui mais próximo da cidade, e olhar a problemática dos bairros fazia com que todos os alunos conseguissem compreender o próprio ambiente onde vivem de um modo mais profundo, pois o que acontecia era que nós olhávamos o macrocosmo, íamos para fora {...} e nós aqui queremos observar as questões políticas, econômicas, os problemas de acessibilidade e mobilidade urbana. A primeira serie estuda muito os aspectos urbanos, a formação das cidades, e olhando para São Paulo, nós conseguimos estudar muito mais profundamente, por isso optamos por fazer um estudo dentro da cidade de São Paulo, na segunda série vocês vão estudar somente o centro histórico da cidade, e é bem interessante que olhando para esse espaço tão pequeno dentro de uma São Paulo enorme, a gente consegue ver questões muito complexas da cidade que aparecem ali no centro, então é como se você olhasse para um espaço pequeno, e ele fosse um recorte da cidade, mas que você conseguisse olhar para todos os problemas que tem na cidade. Então é um caminho que a gente faz, na primeira serie estudamos como exploradores da cidade, e na segunda a gente vai olhar para o centro histórico.”

-Coordenadora Kátia Helena

“Eu pude ver outro lado da cidade, não só o meu. O meu bairro é mais residencial e eu consegui ver um bairro mais comercial, mais da noite, onde tem boates, baladas e mais restaurantes. Eu gostei muito, e acho que é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem um outro lado da cidade, não só aonde elas vivem.”

-Fernanda Motta (Aluna da 2ª Série, que participou do projeto ano passado) 

“Eu achei um projeto interessante, a gente pôde ir para um bairro que a gente não dá muito valor. Eu não sabia muito sobre Santana, o máximo que eu fui foi a rodoviária, e consegui ver um pouco melhor sobre bairros mais afastados de São Paulo, em que a riqueza não é o que predomina, e sim a pobreza. Deu para ver um pouco melhor sobre a situação de São Paulo atualmente.”

-Rafael Lara, aluno da 1ª Série

2ªParte: Produção dos trabalhos

   Depois dos dias da ida aos bairros, todas as salas da primeira série se dividiram em grupos que haviam no mínimo 3 e no máximo 4 pessoas, nele cada grupo haviam uma tarefa a se cumprir e que na totalidade desse trabalho irá valer 2 pontos nas médias das matéria participantes. Dentre essa propostas haviam dez, e elas eram Desenho, Canção, Vídeoclipe, Folder, Proposta dos Candidatos, Transformações do Bairros, Histórico do Bairro, Crônica, Carta Aberta, e por fim o Blog. 

3ªParte: Apresentações dos trabalhos

   Após a confecção do trabalho que durou dois dias para a conclusão do mesmo, tivemos que apresentar o blog para toda a sala, onde todos os trabalhos feitos pela sala da primeira série específica estão nele, logo depois apresentar alguns trabalhos, que foram selecionados durante a apresentação,  para todas as salas da primeira série.

bottom of page