top of page

Carta Aberta

São Paulo, 04 de outubro de 2016.

 

Carta aberta à subprefeitura de Santana.

           

   Aqui quem fala é o cidadão sem voz, uma multidão de pessoas que serve apenas como um número de votos na eleição. Em nome de todos os moradores de rua do bairro de Santana, estamos aqui para expressar o absoluto descaso da assistência social conosco.

   Somos aqueles que vocês preferem não enxergar, ignorar ou pior, desprezar. Porém, não somos invisíveis e estamos cansados de descaso da prefeitura. Por meio desta carta, gostaríamos de exigir melhorias á nossas condições de vida.

   Diante de inúmeros problemas, iremos destacar os principais, os quais mais nos preocupam todos os dias. Primeiramente, vivemos rodeados de vários tipos de lixos urbanos, que trazem malefícios à nossa saúde, impedindo nosso bem-estar.

   No que se refere à assistência social, notamos a ausência de suporte para as nossas necessidades básicas, tais como: higiene, alimentação e o principal, a nossa moradia. Além de criar programas sociais para a nossa reintegração ao mercado de trabalho, de modo que possamos competir com a mão de obra já existente, com a mesma capacidade e qualificação.

   Portanto, chegamos à conclusão de que o principal responsável pelos problemas é o governo municipal, a sua falta de preocupação, estrutura e capacidade de lidar com nossas necessidades. Com base nisso, pensamos em intervenções que visam reduzir, minimizar e até mesmo superar estes problemas.

   A primeira proposta refere-se à fiscalização dentro dos albergues que se encontram em uma situação de abandono, tornando-se tão ruins quanto às ruas. Novamente essa administração mostrou ser ineficiente, pois o seu “intuito” era construir um local seguro e confortável, para chamarmos de moradia, como foi prometido nas campanhas eleitorais.

   A segunda proposta relaciona-se, justamente, à incapacidade política e social de perceber a presença dessas pessoas e tomar as medidas necessárias para a melhora de sua qualidade de vida, desde projetos sociais à coleta e reciclagem de lixo organizado pelo governo do estado e prefeitura.

   Com essas propostas, esperamos uma melhoria significativa na prefeitura e no bairro de Santana.

 

Atenciosamente,

O cidadão sem voz.

Membros do Grupo

Gustavo Martins   Nº14

Mariana Clemente   Nº27

Pedro Durán   Nº30

bottom of page