top of page

Histórico do Bairro

   Economia:

 

   Santana é um bairro que possui um amplo comércio,apresentando vários edifícios comerciais, um pequeno shopping, várias agências bancárias supermercados,restaurantes fast-food e um grande número de lojas de roupas, sapatos e papelarias. O complexo do Anhembi são estabelecidos feiras e amostras comerciais de negócios, sendo um grande polo populacional comercial.

 

 

   Aspectos arquitetônicos:

 

   Terminal Rodoviário Tietê: É um local especifico da época da Ditadura Militar, onde é escuro, fechado e há alguns vãos para que a luminosidade consiga entrar.

Santana é composta por um estilo residencial, comercial, há a presença de escolas, é influenciada pelo Cristianismo, com um alto índice de Igrejas Católicas no bairro.

 

 

   Locais importantes no inicio de sua formação:

 

   Ponte das Bandeiras: a partir de 1942 o bairro entra para uns dos maiores marcos da história da cidade, e isto se deve a construção da Ponte das Bandeiras, que ficou conhecida pela interligação da região norte e sul e por ser a principal entrada do bairro de Santana.

 

   Rio Tietê: Nas margens do Tietê surgiram clubes que usavam o rio para esportes e recreação. Um dos mais antigos, fundado em 1899 por italianos, o Esperia tinha o remo como carro-chefe, o rio ainda proporcionou o desenvolvimento da natação. Navegar por ali se manteve como opção de lazer até a década de 70 e com o passar dos anos o rio foi poluído com desenvolvimento dos ecosistemas urbanos.

 

 

   Curiosidades:

 

   - O gigantesco Anhembi, colado na Marginal Tietê, é, desde 1970, quando foi inaugurado, um espaço que recebe as principais feiras, exposições e shows da cidade. Dentro do parque, o Sambódromo virou palco dos desfiles do Carnaval paulistano.

 

   - O aeroporto Campo de Marte, inaugurado em 1920, se mostra um marco da aviação. Hoje, apesar de não operar linhas aéreas regulares, tornou-se o espaço com a maior frota de helicópteros da capital, com decolagens e pousos frequentes.

 

   - A Biblioteca Narbal Fontes guarda a história de uma família tradicional do bairro. O centro público ocupa uma construção em formato de castelo que era chamada de Chácara Baruel, erguida no século XIX.

   

   - Em 1924, a Paróquia Santa Teresinha começou a ser construída. As obras foram finalizadas três anos depois. As pinturas no interior são dos irmãos Enrico e Fernando Bastiglia e datam do século 20. Pela beleza, o local se mostra um dos mais procurados para a realização de casamentos na Zona Norte.

   

   - Parque da Juventude mudou a paisagem na Zona Norte, ao substituir a Casa de Detenção do Carandiru por uma grande área verde constituindo uma parte cultural e de lazer.

   A região conta com uma infraestrutura completa que possui fácil acesso para diversos lugares da capital paulista. Antigamente, Santana era conhecida como Santa’Ana. O nome faz referência a Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, nomeada “Padroeira de Metrópole de São Paulo", pelo papa Urbano VIII em 1782. O nome do bairro passou por diversas modificações até chegar ao atual.

 

   O surgimento do bairro teve uma forte ligação com os Jesuítas que moravam na “Fazenda de Santana” e o local servia como núcleo de catequese. As terras foram remanejadas a corte portuguesa. O bairro, que era rural e possuía poucos moradores, teve um crescimento lento até o final do século XIX.

 

   A região era bloqueada por duas barreiras naturais, o Rio Tietê e a Serra da Cantareira. Porém, com o avanço da industrialização e o monopólio gerado com o Ciclo do Café, o bairro passou a criar acessos às demais localidades do centro da capital paulista.

 

   Após as melhorias na infraestrutura, intensificaram a procura por imóveis em Santana.  O clima mais ameno do local é o principal atrativo na escolha da região para morar. O bairro é monitorado pela estação meteorológica, mais conhecida como Mirante de Santana, localizado no Jardim São Paulo. Sua vista privilegiada também é a atração do lugar.

 

   Os moradores do bairro de Santana costumavam praticar esportes no antigo Rio Tietê que não era poluído na época, esportes como o Remo a Canoagem e a Natação. E foi criado dois grandes clubes de regatas para estas modalidades. Club Canottieri Esperia e o Clube de Regatas do Rio Tietê.

 

   Com todo esse processo de desenvolvimento e avanços em sua infraestrutura, Santana se transformou em um bairro completo, ideal para quem precisa de facilidades de uma metropole mas não abre mão da qualidade de vida, onde é possível encontrar tudo o que você precisa em um só lugar. Apesar de possuir um intenso comércio, Santana caracteriza-se como um bairro residencial e é um dos maiores e mais importantes da Zona Norte, pois faz a ligação da região com o centro da cidade, zona sul, leste e oeste.

Membros do Grupo

João Vitor Costard  Nº17

Larrissa Galindo   Nº22

Amanda Thuller   Nº39

bottom of page