top of page

Transformações ao longo dos anos no bairro

 Ondas de imigração e migração em Santana.

   No final do século XIX e início do século XX, ocorreu uma onda imigratória na cidade de são Paulo, principalmente de europeus e asiáticos. Por volta da década de 50, houve uma diminuição no processo imigratório, ao mesmo tempo em que percebia-se uma onda migratória, do interior de São Paulo, do Norte de Minas Gerais, norte do Paraná e Nordeste.

 

   Atualmente no bairro de Santana vem ocorrendo um processo Imigratório formada por bolivianos, peruanos, haitianos e africanos. Ao caminharmos pelo bairro encontramos um hotel abandonada que foi ocupado pelo MTST (movimento dos trabalhadores sem teto), tivemos então a chance de conversar com uma voluntária que ajuda os estrangeiros que moram no edifício para, de alguma forma, a conseguirem trabalho e se integrarem na sociedade, por meio de diversos trabalhos sociais. Muitos estrangeiros vieram em busca de uma nova chance por conta de guerras, pela falta de oportunidade de trabalho, e com isso vários deles saíram de seus países para diversas partes do mundo.

Mudanças nos aspectos arquitetônicos

   Na década de 70 havia um predomínio maior de vegetação, não haviam ruas asfaltadas, os meios de transportes eram limitados, as sinalizações eram mais restritas e ainda não tinha ocorrido à construção do metrô. Atualmente , a Avenida Cruzeiro do Sul, foi asfaltada, houve um aumento de sinalizações e automóveis , além disso foram implantados o metrô, ciclofaixas e ciclovias.

 

   No ano de 1990 o presídio do Carandiru estava superlotado, tornando-o desumano que acarretou uma rebelião, chamada massacre do Carandiru causando a morte de 111 presidiários. Com isso em 2003, foi construído o Parque da Juventude no mesmo local do presídio, com o propósito de atrair jovens para um melhor entendimento da história.

Mudança na base econômica do bairro

   Em 1893, São Paulo passava por problemas de abastecimento de água. Com o crescimento da cidade, a estrutura de captação não era suficiente para toda a população. Foi assim que surgiu a Estrada de Ferro Cantareira. Também chamada de Tramway, a linha tinha como objetivo transportar materiais para a construção da Companhia Cantareira de Águas e Esgotos. Para isso partia da estação Tamanduateí, no centro, com destino à Cantareira. Essa estrada ajudou muito a economia pois assim o comércio ganhou força com o transporte rápido e eficiente e isso fez com que a urbanização começasse a aparecer aos poucos. O comércio popular no inicio de 1920 foi bem voltado ao presídio do Carandiru, já que era localizado no seu entorno, em que os familiares faziam compras ao visitarem seus parentes presos,

   

   Atualmente Santana possui um grande comércio, apresentando vários edifícios comerciais, shoppings centers, várias agências bancárias, supermercados, restaurantes fast-food e um grande número de lojas de roupas, sapatos e papelarias, concentrados na Rua Voluntários da Pátria e no seu entorno. O Multimídia Trade Center e o Complexo do Anhembi são estabelecimentos onde ocorrem feiras e amostras comerciais de negócios. Também há um diverso comércio popular, muito parecido com o da Rua 25 de Março, tendo se consolidado como polo de um comércio de produtos contrabandeados, pirateados e falsificados. O campo de Marte pode ser considerado um polo comercial, por abrigar aviões de pequeno porte e helicópteros.

Locais que se destacam no bairro atualmente.

   O Metrô Santana facilita a locomoção das pessoas que moram no entorno e também aqueles que têm como destino o Sambódromo ou até mesmo shows.

   

   A Rodoviária Portuguesa Tietê é considerada a maior de toda a América Latina, pois passam mais de 70 mil pessoas por dia, já que possui destinos para vários estados e países que fazem fronteira com o Brasil.

 

   O Parque da Juventude é um grande polo cultural e de lazer do bairro, pois abriga uma biblioteca com muitos acervos, e por fim um museu em homenagem aqueles que morreram no massacre.

Santana abriga um número alto de escolas públicas e uma escola técnica bem importante do governo do estado de São Paulo.

 

  O Campo de Marte, também localizado em Santana, foi o primeiro aeroporto da cidade de São Paulo, e em sua área há casas e um centro de operações da aeronáutica.

Problemas que surgiram ou se intensificaram no bairro.

  Os principais problemas que se intensificaram no bairro foram: muito resíduo acumulado por todo bairro, congestionamento cada vez mais intenso, vandalismo como pichações e o aumento da violência em geral. Isso fica evidente na entrevista feita com a proprietária (D. Zumira) de uma banca de jornal da rua Voluntários da Pátria , em que relata ser uma área muito perigosa, tanto que fecha sua banca ainda quando o dia está claro por se sentir apreensiva e também por não ter muitas rondas policiais ao longo do dia.

     Av. Cruzeiro do Sul na década de 70.

     Av. Cruzeiro do Sul vista no ano de 2016.

    Parque da Juventude em 2016.

Presidio do Carandiru em 1990.

Membros do Grupo

Amanda Pereira   N°02

Barbara Torres   N°04

Vitor Maximus   N°36

Maria Carolina   N°26

bottom of page